sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ALTO JEQUITIBÁ

Jequitibá 2.jpgAos pés de um gigantesco jequitibá, surgiu um dos municípios mais encantadores da Serra do Caparaó. A cidade tem a simplicidade e o ritmo de vida do interior, mas é uma verdadeira potência turística, repleta de atrativos espetaculares.


Alto Jequitibá está localizado a oeste do Pico da Bandeira, numa altitude de 645 m. Seu território tem 152 quilômetros quadrados e mais de 8.400 habitante.

O município preserva um imenso patrimônio Histórico, onde destacam-se os pontilhões, estações e túneis da extinta ferrovia, as igrejas Presbiteriana e Católica; e o prédio do antigo internato do Colégio Evangélico.No interior, há várias fazendas antigas: Fazenda Azul (Sathler), Sanglard, Werner, Silva, Gripp, Modelo e Fazenda dos Padres, onde ainda se preserva o hábito de produzir a cachaça mineira de forma artesanal.

A magnitude da Serra do Caparaó pode ser admirada no mirante da Vargem Grande, localidade que abriga um maravilhosa reserva ecológica. A natureza de Alto Jequitibá tem ainda outras reservas de Mata Atlântica e a deslumbrante Cachoeira das Andorinhas com suas piscinas naturais.

As montanhas, vales e florestas do município convidam para a aventura (trekking, escalada, trilhas motociclísticas, off-road e muito mais). A rampa de Vôo Livre da Serra dos Tavares está se tornando uma das mais populares da região.

Para aquele descanso, vale a pena conhecer a Chácara do Sol e o pesque-pague do Paulinho.



COMO CHEGAR:

Alto Jequitibá está 316 Km de Belo Horizonte, a 5 Km de Manhumirim, cidade cortada pelas BRs 262 e 482, e a menos de 60 Km de Espera Feliz (BR-482)

PROGRAME-SE

Os principais eventos de Alto Jequitibá são a Semana Santa, a Festa do Trabalhador, Festas Juninas (arraiá do Jecatibá), Festa do Colégio Evangélico (04 de agosto) e a Semana da Pátria (Setembro), quando acontece desfile cívico-escolar e o encontro de ex-alunos do Colégio Evangélico.

Em outubro tem Festa das Crianças, e dia 21 Festa da Cidade. Torneios esportivos, cavalgadas, encontro de motocicletas e Festival de Música Gospel são alguns eventos sem data fixa.

MUSEU DO COLÉGIO EVANGÉLICO

O Colégio Evangélico situado aà Av. Catarina Eller nº 815, Centro, é um dos principais monumentos do Patrimônio Histórico e Alto Jequitibá. Ele também representa a cultura religiosa protestante dos imigrantes suíços e alemães que colonizaram a cidade.

Em 1902, os colonizadores fundaram a primeira Igreja Presbiteriana da cidade. Desde então, os seguidores passaram a sentir falta de uma escola que utilizasse os princípios disciplinares de sua doutrina.

O educandário foi idealizado em 1908, mas só veio a ser construído mais tarde, por iniciativa do reverendo Anibal Nora. O Colégio foi inaugurado em 1923 e funcionava em regime de internato, recebendo estudantes de várias partes do país.

Toda essa história está registrada no acervo do museu mantido pela escola. As fotos antigas retratam pessoas ligadas ao colégio, personalidades da cidade e atividades festivas, cívicas e esportivas.

Grande parte dos registros foi feita pelo primeiro fotógrafo do Alto Jequitibá, Antônio Zavatario, que também esculpia belos painéis de madeira onde muitas fotos estão expostas.

No acervo também há troféus conquistados pelo colégio, animais empalhados, um esqueleto humano, livros, poesias e objetos antigos (discos, instrumentos musicais, projetor de cinema, máquina de escrever, carteiras, exemplares dos jornais do colégio e flâmulas).

Outra curiosidade é a forma de fazer violinos do fotógrafo Zavatário. O artefato já produziu muitos instrumentos para os alunos que se dedicavam à música. Como o desfile de 7 de setembro é uma tradição na cidade, o Colégio Evangélico sempre confecciona uniforme comemorativo para os alunos e membros da Fanfarra. Algumas peças estão expostas.

O Colégio Evangélico já funcionou com duas unidades, localizadas frente a frente na mesma rua. Um prédio foi doado para o governo de Minas, que fundou o Colégio Estadual Reverendo Cícero Siqueira. O museu já recebeu mais de 6 mil visitantes de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

OS MONUMENTOS HISTÓRICOS.

Colonizadores ergueram um rico conjunto arquitetônico.

No caminho dos tropeiros que cortavam a região havia um imenso jequitibá. O tamanho e a beleza da árvore tornou aquele lugar um ponto referencial, onde os mercadores trocavam informações e aproveitavam para descansar.

Os primeiros colonizadores a se fixar na região do "alto jequitibá", por volta de 1862, foram os irmãos Eugênio Antônio e Leon Antônio José Sanglard, que trouxeram consigo seus escravos.

Pouco depois, chegaram grupos de imigrantes alemães e suíços provenientes de Nova Friburgo-RJ (famílias Eller, Heringer, Werner, Gripp, Sathler, entre outras). Imediatamente formou-se o povoado de Alto Jequitibá, elevado a distrito de Manhumirim em 07 de setembro de 1923.

Em 12 de setembro de 1953, um decreto de lei estadual transforma o distrito no Município de Presidente Soares, em homenagem ao então presidente do estado de Minas Gerais, Raul Soares. Foi uma decepção para a população.

Os Jequitibaenses queriam que o município se chamasse Alto Jequitibá. Após um plebiscito em 21 de outubro de 1991, a cidade passou a ter a denominação que homenageia suas origens históricas.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO.

O crescimento de Alto Jequitibá foi impulsionado pela riqueza do café e pela ferrovia, que facilitava o escoamento da produção. As marcas deste ciclo econômico ficaram no casario de belas fachadas e nas fazendas antigas do interior.

No Córrego do Sathler, a cerca de 1 km do Centro, estão duas propriedades de maior importância arquitetônica. A Fazenda Azul foi fundada pela família Sathler antes de 1900. A casa construída por eles permanece de pé, embora tenha sofrido algumas alterações. A fachada ainda tem adornos em madeira trabalhada, uma característica européia.

A Fazenda Ceres é mais suntuosa. Ela foi fundada em 1926 e tem 150 alqueires. As janelas da casa tem lindos vitrais coloridos trazidos da Europa e os jardins impressionam pelos canteiros, chafariz, bustos e belas palmeiras.

Outras propriedades interessantes já citadas acima.

Nos antigos caminhos do trem há pontilhões de ferro, estações, como a do Centro e a de Taquaruna, e túneis, o maior deles na Vargem Grande, com 120 metros.

Atrativos que lembram a cultura dos imigrantes suíços e alemães são o Colégio Evangélico, que mantém um museu, e as igrejas presbiterianas, A mais antiga, de 1908, foi propositalmente construída com a torre gigantesca, característica dos templos católicos, para se destacar na paisagem urbana de Alto Jequitibá.

As igrejas católicas de maior beleza são as de São Sebastião, a de Vagem Grande e a matriz de Nossa Senhora da Conceição.

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS

O atrativo reúne uma sucessão de quedas d´água, trilhas e matas.

Situado a poucos quilômetros da sede (na estrada de chão que dá acesso à entrada do Parque Nacional do Caparaó), o balneário da Cachoeira das Andorinhas é um do locais mais visitados da região.

Não poderia ser diferente. Esta área particular possui uma infinidade de recursos naturais preservados e de uma beleza espetacular. São vários hectares de matas e uma sucessão de quedas d'água e piscinas naturais.

Entre a Mata Atlântica, há várias trilhas demarcadas. As caminhadas não oferecem muita dificuldade e podem durar pouco mais de 30 minutos.

EXPLORANDO A NATUREZA

Com uma natureza exuberante, repleta de montanhas e grandes reservas da Mata Atlântica, Alto Jequitibá é um dos principais centros do Ecoturismo e Esportes Radicais na região da Serra do Caparaó Mineiro.

As paisagens cinematográficas o município são o principal estímulo para atletas e amantes da natureza. Os caminhos para curtir estas belezas incluem rodovias e estradas vicinais, os trilhos da extinta ferrovia e as trilhas abertas nas flo

restas.

Muitos aventureiros da região, e também do Espírito Santo e Rio de Janeiro, preferem ver isso tudo de cima. O ponto de partida é a rampa do vôo livre da Serra dos Tavares (Rampa "Pedro Cheim"), situada a 8 km do centro e 1.300 metro de altitude, na localidade do Córrego dos Tavares.

O parapentista Weverson Bezerra conta que a rampa foi criada há cerca de 4 anos e desde então tem se tornado um dos pontos referenciais do Vôo Livre em função da riqueza natural de Alto Jequitibá.

Mas os critérios técnicos também têm influenciado esta preferência. "A rampa tem excelente condição para os

saltos e as características geográficas e climáticas da área dão grande autonomia de vôo, permitindo pouso até no Espírito Santo", relata.

As montanhas, vales e floresta do município são exploradas principalmente por atletas do trkking escalada, trilha motociclística e off-ro-road. Dois locais se destacam na caminhada ecológica: as reservas do inglês (Carlos Monteiro) e de Gercy César.

A primeira é um gigantesco paraíso de Mata Atlântica situado nas áreas mais altas da localidade da Vargem Grande, a poucos quilômetros da sede. O distrito também tem um mirante as margens da rodovia.

Ali, além de descansar da viagem por uns minutos, o visitante pode admirar de frente a magnitude de Serra do Caparaó e do Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país, com 2.892 m. No local há um bar e uma placa em homenagem ao Padre Júlio Maria de Lombarde, evangelizador da região que, em 1944, faleceu naquele ponto da estrada vítima de acidente automobilístico.

A Cachoeira das Andorinhas e seus poços naturais são procurados para aventura e para o puro lazer. Outros locais de descontração são a Chácara do Sol e o Pesque-pague do Paulinho.


Reportagem extraída da Revista Guia Estrada de 2005

Repórter - José Carlos Carvalho - Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Caparaó

Meu objetivo com este blog é divulgar pequenas cidades do Leste Mineiro pouco divulgadas na internet, Caparaó ou Caparaó Novo é uma das cidades que quando vamos pesquisar encontramos pouca informação. Pretendo devagarinho ir postando aqui algumas informações.

Participe enviando-me informações, fotos, casos engraçados, festas etc, sobre sua cidade, caso ela esteja no Leste Mineiro. Endereço http://caparao.blogspot.com