sábado, 7 de fevereiro de 2009

OS LENDÁRIO ÍNDIOS CAPARAÓ


Eles não deixaram vestígios, mas a tradição oral preservou as lendas e histórias destes brasileiros ancestrais.

Se eles existiram historiadores, antropólogos e arqueólogos ainda não conseguiram provar. Entretanto, as lendas repassadas pelo povo que vive em torno das montanhas sagradas do Caparaó afirmam que a região já foi habitada por uma grande nação indígena denominada Caparaó.

Como toda "estória" tem um fundo de verdade, a busca pelas respostas continuam. De acordo com o antropólogo Celso Perota, eles sumiram sem deixar vestígios. O povo afirma que eles teriam sido raptados por Ovnis.

Naves e seres vindos do espaço também são citados na lenda da Pedra Menina, que narra a saga da filha de Tamandaré. Para o sociólogo Luiz Ferraz Moulin, a tribo se extinguiu num sucídio coletivo, sacrifício feito em um canyon.

As conclusões dependem de descobertas em vários sítios arqueológicos - Gruta do Limoeiro e Estrela do Norte (Castelo-ES), Gironda (Cachoeiro do Itapemerim-ES), São Pedro de Rates (Guaçuí-ES) e Prosperidade (Vargem Alta).

A maior esperança está em Carangola. Avaliando tudo que foi encontrado, suspeita-se que os Caparaós tenham parentesco com os Puris Coroado, habitantes mais recentes (últimos 2000 anos). Eles teriam, por exemplo, semelhanças antropométricas, como o crânio arredondado, característica do homem asiático.

O Caparaó também teria sido a morada das amazonas capixabas, uma tribo de mulheres guerreiras, denominadas icamiabas (mulheres sem marido), que formavam uma nação independente constituída somente de mulheres.

Atualmente, existem poucos indígenas e descendentes na região, que por força da ação humana também correm o risco de desaparecer do mapa como os seus ancestrais.

Nenhum comentário:

Caparaó

Meu objetivo com este blog é divulgar pequenas cidades do Leste Mineiro pouco divulgadas na internet, Caparaó ou Caparaó Novo é uma das cidades que quando vamos pesquisar encontramos pouca informação. Pretendo devagarinho ir postando aqui algumas informações.

Participe enviando-me informações, fotos, casos engraçados, festas etc, sobre sua cidade, caso ela esteja no Leste Mineiro. Endereço http://caparao.blogspot.com