terça-feira, 16 de novembro de 2010

A HISTÓRIA DO CAFÉ



As propriedades estimulantes do café foram descobertas por acaso. Observando o hábito alimentar das cabras na Abissínia (Etiopia), mais especificamente, a preferência por frutos selvagens de cor avermelhada, pastores e monges perceberam que os animais ficavam excitados e estimulados. Ao experimentarem os grãos, os homens sentiram as mesmas sensações.
Depois, descobriu-se que secando os grãos e os queimando em fogo brando era possível retirar de sua essência uma infusão que seria largamente consumida, a partir da África para o resto do mundo.
O grão não poderia ser outro que não o café, natural da região de Kaffa e que ainda hoje faz parte da vegetação nativa lá.
Quanto ao nome da planta há controvérsias. Diz-se que ela é assim denominada  por caudsa da região de origem. Mas há quem afirme que o termo veio da palavra "gahwa", que significa "vinho". Por este motivo, a bebida seria conhecia como "vinho da arábia" quando chegou à Europa.
No Brasil, o café foi introduzido no ano de 1717 por Franscisco Melo Palheta, um oficial do Exército português, após uma visita ao Suriname. Ao que parece, ele já teria viajado com a missão de trazer mudas da valiosa planta.
Na capital, Caiena, o militar aproximou-se e conquistou a confiança da esposa do Governador Claude D'Orvilliers, conseguindo assim obter as mudas. Ele as trouxe para o Brasil e, posteriormente, as cultivou na Província do Pará.
As terras e as condições climáticas daqui eram ideais para a lavoura cafeeira. Estados como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná devem muito de seu desenvolvimento à riqueza do café, que se tornou ainda mais valorizado com a independência norte americana, em 1776.
Sem o chá inglês, os yankees passaram a comprar o café brasileiro.Em 1901 o país passou a responder por 70% de toda produção mundial, sendo hoje, o único país a produzir todas as variedades de rubiáceas (são mais de 60 espécies).
A Indústria e a Agroindústria descobriram novas receitas que agregam mais valor ao produto e diversificam o consumo do cafezinho nosso de cada dia. As opções vão de bolos, coquetéis e salgados, a balas e frapês (sorvete batido com café).

Matéria extraída da revista Guia Estrada de 2005
Reportagem realizada por José Carlos Carvalho
Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Caparaó

Meu objetivo com este blog é divulgar pequenas cidades do Leste Mineiro pouco divulgadas na internet, Caparaó ou Caparaó Novo é uma das cidades que quando vamos pesquisar encontramos pouca informação. Pretendo devagarinho ir postando aqui algumas informações.

Participe enviando-me informações, fotos, casos engraçados, festas etc, sobre sua cidade, caso ela esteja no Leste Mineiro. Endereço http://caparao.blogspot.com