CAPARAÓ




O município de Caparaó situa-se na Zona da Mata e integra a microrregião Vertente Ocidental do Caparaó.




Os aspecto geral de seu território é montanhoso. A área do Parque Nacional do Caparaó abrange o município e nele está localizado o Pico da Bandeira, o ponto mais alto de Minas Gerais, com 2.890 metros. A sede municipal fica situada a 814 metros de altitude. O município estabelece limites com os municípios mineiros de Alto Caparaó, Espera Feliz, Divino, Alto Jequitibá, Luizburgo e com o estado do Espírito Santo.




A vegetação e fauna são preservadas pelo parque, que ainda mantém o equilíbrio ecológico de toda a região. A criação do Parque Nacional do Caparaó, conhecido no Brasil e exterior, deu ao município enorme impulso no setor do turismo.

A 351 Km de Belo Horizonte, capital do estado, compreende uma área de 135.832 Km², com a população estimada em 4533 habitantes.

Emancipação política.
O distrito de Caparaó foi criado pelo Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938. Em 30 de dezembro de 1962, através da Lei nº 2764. foi criado o município desmembrando do município de Espera Feliz. A instalação do Município aconteceu em 1º de março de 1963, data em que é comemorado, com grande festividade, o aniversário da cidade.

Extraído do Dicionário Escolar com a História do Municipal

UM POUCO DE HISTÓRIA

O surgimento do município de Caparaó teve relação direta com atos da família imperial brasileira por volta da metade do século XIX. Naquela época, o imperador Dom Pedro II enviou uma expedição para subir o então pico mais alto do Brasil e lá hastear uma bandeira.

Concluída a tarefa, a imperatriz, Leopoldina intercedeu junto ao monarca para que as terras fossem doadas a seu cunhado, Antônio Dutra. Surgia ali o embrião de um dos belos municípios da Zona da Mata mineira e de Serra do Caparaó.



Antônio foi beneficiado pela nobreza, mas levou o progresso e a geração de riquezas para a localidade, iniciando a cultura cafeeira na região e atraindo a estrada de ferro até o futuro município de Caparaó.


Na sede e interior da cidade encontram-se algumas heranças deste crescimento, como a própria fazenda do Dutra (hoje dos Grimaldi), onde vê-se as ruínas de uma igreja construída sob sua determinação.

A cadeia Pública, a Câmara, a usina hidrelétrica, antiga Estação Ferroviária e a caixa d'água da Leopoldina também fazem parte do Patrimônio.

Extraído da Revista Guia Estrada de 2005 "Caparaó Mineiro"




FESTAS:





FESTA RELIGIOSA "tradicional festa do mês de maio"





AGOSTO FESTA DO CAFÉ






Raínha da Festa do Café




SETEMBRO FESTA DO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


"7 de Setembro"

FOTOS RECENTES DA CIDADE

CENTRO DA CIDADE

MIRANTE

MIRANTE DE OUTRO ÂNGULO











JEQUITIBÁ DE 40 METROS DE DIÂMETRO

Caparaó

Meu objetivo com este blog é divulgar pequenas cidades do Leste Mineiro pouco divulgadas na internet, Caparaó ou Caparaó Novo é uma das cidades que quando vamos pesquisar encontramos pouca informação. Pretendo devagarinho ir postando aqui algumas informações.

Participe enviando-me informações, fotos, casos engraçados, festas etc, sobre sua cidade, caso ela esteja no Leste Mineiro. Endereço http://caparao.blogspot.com