FARIA LEMOS


Terra da diversidade turística.

Por estar localizado na região do Caparaó (a 75 quilômetros do Pico da Bandeira) e Zona da Mata mineira e apresentar toda a beleza natural destes conjuntos geográficos, o município de Faria Lemos é uma potência do Ecoturismo e do Turismo de Aventura.

Seus recursos são muitos: cachoeiras, reservas de Mata atlântica e montanhas. Entretanto, a cidade apresenta uma diversidade de roteiros que abrangem praticamente todos os segmentos do Turismo (Agroturismo, Turismo Histórico). Religioso, com a tradicional Agroindústria e Artesanato), agradando e encantando todo o tipo de visitante.

Esta característica credenciou Faria Lemos a integrar não só a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Pico da Bandeira (formado por municípios mineiros e um capixaba), mas também o Caminho da Luz, peregrinação mística e religiosa que refaz os passos dos desbravadores da região, e o Circuito Minas-Rio, que reúne belas cidades mineiras e fluminenses.

Percorrer a sede de Faria Lemos é um passeio por um período romântico e bucólico impulsionado pela produção cafeeira. São centenas de imóveis com importância histórica e arquitetônica, ruas tranqüilas, pracinhas e estação de trem.

Os prédios de maior destaque são o da Prefeitura Municipal, Escola Municipal "Diogo Vasconcelos", Igreja Matriz de São Mateus e a Loja Maçônica. O interior tem nove propriedades coloniais típicas, como a Fazenda do Coronel Novaes e a Fazenda das Palmeiras.

O principal atrativo natural da cidade é a Cachoeira de Cafarnaum, também chamada Véu de Noiva, Cachoeira da Fumaça ou da Surpresa, mas há outras quedas como a Cachoeira do Chicão e a Cachoeira Bela. Nos limites com Tombos, Pedra Dourada e Carangola, há outros atrativos curiosos.

Como Chegar:
Do Rio de Janeiro, pegar a MG Porcincúla. Do através das BRs Espírito Santo e Minas, pegar à 111262, 116, e 482. Faria Lemos está a menos de 15 Km de Carangola e a cerca de 370 Km de Belo Horizonte.

AGROINDÚSTRIA & ARTESANATO.

Faria Lemos é uma cidade tipicamente mineira e, como tal, tem produção artesanal de deliciosos quitutes e da tradicional aguardente. Sua Agroindústria oferece doces e licores caseiros, além de laticínios e mel. O alambique da Fazenda das Palmeiras produz a Cachaça Nota 10, que já alcançou o mercado externo devido à qualidade de sabor.

Também agradar o paladar, o maravilhoso doce de figo recheado com doce de leite, uma receita exclusiva da cidade, obra da dupla Rejane e João Batista, do morro Chico Tomé. O artesanato local apresenta principalmente bordados, modelagens e trabalho em palha e taquaras.

Matéria extraída da Revista Guia Estrada de 2005
Reportagem de José Carlos Carvalho
Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

Caparaó

Meu objetivo com este blog é divulgar pequenas cidades do Leste Mineiro pouco divulgadas na internet, Caparaó ou Caparaó Novo é uma das cidades que quando vamos pesquisar encontramos pouca informação. Pretendo devagarinho ir postando aqui algumas informações.

Participe enviando-me informações, fotos, casos engraçados, festas etc, sobre sua cidade, caso ela esteja no Leste Mineiro. Endereço http://caparao.blogspot.com